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Coluna

Hipertensão Arterial e Nutrição | Nutricionista Gerusa Favorito

Cuide da sua alimentação para ter mais saúde! 

06 junho 2021 - 14h31

 

Hipertensão Arterial e Nutrição 
     No dia 26 de abril de 2021  foi comemorado o dia nacional de combate e prevenção à hipertensão arterial. 
    E como o consumo excessivo de sódio é um dos fatores que podem trazer ou agravar o problema, trago hoje alguns exemplos de alimentos que possuem uma grande concentração de sódio em sua composição, dentre eles estão:
•    Linguiça defumada 1533 mg em (100g)
•    Macarrão instantâneo com tempero 1293 mg (90g)
•    Biscoito de polvilho 1172 mg (20g)
•    Molho de soja 770 mg (1 COLHER DE SOPA)
•    Tempero pronto 603 mg (1/2TABLETE)
   Os alimentos industrializados e ultra processados têm grande concentração desse mineral em sua composição. O consumo diário desse mineral deve ser de 5 g por dia, por isso se não ficarmos atentos, esse número é facilmente ultrapassado.
É de extrema importância o uso de alimentos in natura na sua alimentação diária, para que aja controle e cuidado da sua Pressão arterial. 
É recomendável alimentos ricos em potássio, pois o mesmo auxilia na excreção do sódio. Ex: banana, batata doce, vegetais verde escuro, iogurte, tomate, peixes, nozes e ovos

Cuide da sua alimentação para ter mais saúde! 

OBS: valores em miligramas de sódio retirados da tabela de composição nutricional- Usp.

 

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